terça-feira, 17 de outubro de 2017

Nomeações de Interventores políticos e empresariais no ICMBio são publicadas

Com a efetivação das intervenções de grupos políticos e empresariais nas coordenações regionais do ICMBio, começam os movimentos de resistência estratégica dos servidores - que envolvem renúncia às funções internas de assessorias e coordenação de setores.

    Servidores da Coordenação Regional - CR8 e do Parque Nacional da Tijuca preparam recepção para interventor nomeado.

Foram publicadas hoje (17/10/2017) as portarias que exoneram servidores de carreira das Coordenações Regionais nº 6 e 8 do ICMBio para dar lugar a interventores políticos e empresariais na autarquia federal que cuida das unidades de conservação e dos programas de proteção das espécies da fauna e da flora brasileiras.
Os interventores ainda não tomaram posse e os servidores do Instituto Chico Mendes reforçam mobilizações para que os atos de posse não aconteçam.

Repara só, rapá!

O interventor nomeado para a CR6 - que engloba os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e parte dos estados da Bahia e Piauí, é José Carlos de Oliveira, que foi vereador do município de Bonito de Santa Fé, na Paraíba, mas que não foi reeleito nas últimas eleições e precisava de um carguinho pra garantir o leite das crianças.
Zé Carlos, como é conhecido, não tem nenhuma atuação pretérita com questões ambientais e aparentemente nunca se envolveu com demandas dessa natureza. Mas vai assumir o comando de uma autarquia federal com responsabilidade em 8 estados da Federação e com competência para aplicar e julgar autos de infração, autorizar licenciamentos ambientais de grandes proporções e gerir espaços protegidos como o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde se encontram pinturas rupestres datadas de 5.000 a 50.000 anos AP. 
Zé Carlos não tem formação superior, mas tem padrinho político no governo que está tomando o Brasil de assalto.

Zé Carlos, que é do PDT, tem posições bastante claras sobre fatos que envolvem as questões gerais da cultura brasileira. Em um post do Facebook, defende que é inevitável pegar em armas pra acabar com a "Tolerância Religiosa", pra execrar viciados e manifestações culturais "das artes fétidas", pra derrubar "esta republiqueta", acabar com as "libertinagens", derrubar "igrejas liberteiras" e outras atrocidades. 
É possível que chegue no ICMBio entoando aquela música da Banda Vingadora: "Pega a metralhadora e trá, trá, trá, trá, trá, trá, trá...
Repara na postagem do elemento:


Enquanto isso, Rio de Janeiro decora a Toca da Raposa

Para a CR8, responsável pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e sul de Minas, foi nomeado como interventor o empresário Ricardo Raposo - que estará a serviço do DEM, representando o deputado estadual André Corrêa, o deputado federal Rodrigo Maia e seu papai, César Maia. Ele assumirá o comando do ICMBio no bojo de uma articulação político-empresarial que pretende assumir o comando do Estado diante do envolvimento dos principais líderes de seus aliados do PMDB com uma grandiosa organização criminosa que saqueou e faliu o Rio de Janeiro.
Os Analistas Ambientais, os chefes das unidades de conservação federais, os servidores contratados e aliados da sociedade civil estão preparando a recepção para o interventor. Não haverá sucessão, não haverá colaboração.
As faixas estendidas nas fachadas da Coordenação Regional do Rio já estão dando o tom:

FORA RAPOSO! VOCÊ NÃO É BEM VINDO! VOCÊ NÃO SERÁ BEM RECEBIDO!


12 comentários:

  1. E o pior de tudo é a frouxidão do poder público em aplicar e cobrar a lei.

    ResponderExcluir
  2. Caro Aldo,
    Essa frouxidão em muito tem a ver com o quadro de dirigentes do órgão. O ICMBio tem atuado sem intervenções indesejadas até esse momento, que está sofrendo ataques de grupos políticos e empresariais inescrupulosos.
    Aí sim, a frouxidão será a voz de comando!

    ResponderExcluir
  3. Nossa reserva em arraial do cabo , RJ , não é moeda de troca, nem objeto de negociata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Ana!
      E ontem Arraial deu show ao conseguir devolver uma baleia encalhada de volta pro mar. Muito legal!

      Excluir
  4. Já estamos fartos de fulano e beltrano serem apadrinhados e já chegar sentando na janela, sem ao menos conhecer nossa cultura. Nós da reserva de arraial do cabo fizemos não a este tipo de negociata.

    ResponderExcluir
  5. Já estamos fartos de fulano e beltrano serem apadrinhados e já chegar sentando na janela, sem ao menos conhecer nossa cultura. Nós da reserva de arraial do cabo dizemos não a este tipo de negociata.

    ResponderExcluir
  6. Não vamos ficar surpresos se ocorrer a frouxidão. Poderá acontecer o que vimos ontem sobre trabalho escravo. A emissão de uma portaria afrouxando. Inclusive contrário ao que dispõe a CF para agradar ruralistas. Nosso país está sendo dilapidado. Eu apóio vocês servidores da Reserva de Arraial do Cabo. Resistam. Não podemos deixar perverter uma reserva tão linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu apoio aos servidores do ICMBio. Sua declaração é muito importante, porque a luta dos servidores não é pelo salário ou pelo descanso, mas pelo objeto de seu trabalho - a conservação ambiental.
      Um abraço,

      Excluir
  7. Boa noite! Não consegui encontrar uma informação oficial de que esse José Carlos de Oliveira foi nomeado interventor da CR6... onde posso verificar essa informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Vc tem razão. Fui conferir a publicação e realmente não tinha a portaria do CR6. Então, soube que no caminho da publicação ela foi retirada, sendo provável o cancelamento dessa portaria.

      Excluir
  8. E no Inea em Nova Friburgo/RJ, o novo Superintendente é o ex prefeito da cidade, que está com processo de crime ambiental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, soube disso!
      É também uma denúncia grave.
      Mas quando li uma matéria a respeito, me pareceu diferente da chamada da matéria.
      Enfim, é questão a ser investigada, de qualquer jeito.
      Um abraço,

      Excluir