quinta-feira, 14 de março de 2013

Asfalto não faz falta!


Com a iminência das obras de pavimentação da RJ-151, que liga a Vila de Mauá ao vilarejo de Maromba, moradores e comerciantes de Visconde de Mauá fazem movimento pela utilização de bloquetes intertravados como alternativa ao asfalto.

Com o advento das Olimpíadas e Copa do Mundo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SEOBRAS e do DER-RJ, pretende asfaltar uma estrada sinuosa e de terra, na região de Visconde de Mauá, município de Itatiaia, com largura variando entre 6 e 8 metros, que é atualmente utilizada não só por veículos automotivos (automóveis, caminhões e ônibus) mas também por pedestres, ciclistas, equestres, animais domésticos e silvestres.
Essa região abandonada pelo poder público nas últimas décadas não dispõe de um sistema eficiente de transportes coletivos e nem de saúde. Seus moradores são obrigados a caminhar, andar de bicicletas e/ou cavalgar nessa estrada em meio aos veículos, em mão dupla. Os postos de saúde operam em condições precárias, na maioria das vezes sem médico e ambulâncias sucateadas sem equipamento de ressuscitamento.
Hoje, a estrada encontra-se sem pavimentação e toda esburacada, dificultando a circulação, mas os buracos oferecem a segurança aos usuários da estrada que deveria ser dada por um poder público ausente.
Pedimos que a estrada seja pavimentada com bloquetes. O que irá trazer os seguintes benefícios:

1) Redução da velocidade do trânsito (aumentando a segurança de todos)
2) Barateamento da manutenção da estrada (pois permitiria a utilização de material e mão de obras locais, sem necessidade de "importar" asfalto e mão de obra especializada de outros locais)
3) Sustentabilidade do Projeto (pois o asfalto por ser impermeável provoca erosão na beira do leito da estrada, que é acompanhada pelo Rio Preto em grande parte de sua extensão. A erosão provocada pela estrada aumenta o perigo de assoreamento do rio, principal atração turística local.)
O Vice Governador, Pezão, frequentador da região, já esteve em reuniões referentes ao projeto turístico e está ciente da mobilização.
O secretário Carlos Minc afirmou publicamente o seu apoio à solicitação, enquanto que o seu subsecretário Luis Firmino, encaminhou uma cópia de nosso abaixo-assinado para o Palácio Guanabara. Falta então o apoio oficial do Vice Governador Pezão ao presidente do DER, Henrique Ribeiro, pra encaminhar a construção da estrada com bloquetes.
Recentemente, logo antes do Carnaval, o estado prometeu utilizar um asfalto emborrachado que é ainda mais impermeável que o asfalto normal, e que em condições normais permite uma aderência maior do carro, o que significa maior velocidade dos veículos.
O trajeto da estrada não é iluminado e como existem pastos ao seu redor, é comum encontrarmos cavalos e vacas "circulando" pela estrada logo após uma curva. A redução de velocidade resultante da utilização de bloquetes estará certamente salvando vidas.
Existe ainda a questão estética de uma região turística que sobrevive de suas atrações naturais e seu clima bucólico, de paz, amor e tranquilidade, que são muito mais compatíveis com a utilização de bloquetes na pavimentação.

Assine pela pavimentação com bloquetes: 


4 comentários:

  1. Prezado Rogério Rocco , visito a região desde 1979 e moro em Mauá desde 1995 ! Acho que o que está principalmente em jogo é a mudança drástica de ritmo , de lento , natural , para acelerado e urbano demais , o que definitivamente não combina com o estilo de vida do lugar , bem como com seu atrativo turístico natural ! Seria como asfaltar a Rua das Pedras em Búzios , o Centro histórico de Paraty , Ouro Preto , etc ... Os Bloquetes são um meio termo que resolveriam a questão de pavimentação , da mobilidade e só tem vantagens ! Permeabilidade , redução natural de velocidade , ambientalmente gera menos calor ,menos erosão ,menos poluição , mais fácil , prática e barata manutenção , mais harmônico , orgãnico e bonito e muito mais ! Asfalto é válido para vias rápidas , ligações de grandes centros , o que definitivamente não é o caso ! Quais as vantagens de um asfalto que gerará correria , perigo e não aguentará as fortes chuvas ficando posteriormente sem manutenção {e só ver o que fizeram aqui há uns dez ou mais anos ) ! Inclusive pelo artigo V da APA ( Àrea de Proteção Ambiental ) DA MANTIQUEIRA é proibido obras que causem acelerada erosão ! Para onde iriam as águas das chuvas senão para os rios , danificando suas margens ? A promessa de uma Estrada -Parque ( tem vídeo na internet ) até agora é só promessa . Não seria melhor então , a Estrada ( RJ- 161 ) e o Parque ! RJ-151 ) ! Seria como chegarmos do stress e cansaço das estradas e cidades em um grande , lindo e preservado condomínio ... Ou não poderão existir mais lugares no futuro no Mundo onde descansaremos e relaxaremos ? Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leo,

      Seus comentários reforçam muito bem a postagem sobre o assunto.
      Concordo em gênero, número e grau!
      Um forte abraço,

      Excluir
  2. Sim, os moradores e comerciantes em sua preferência querem o melhor pra Visconde de Mauá e isso é comprovadamente uma PAVIMENTAÇÃO com BLOQUETES INTERTRAVADOS. Mas alguns poucos comerciantes, que controlam as associações comerciais e de moradores conseguiram manipular o governo pra aceitar um ASFALTO. Mas a campanha continua, além do início virtual de abaixo assinado no Panela de Pressão, o abaixo assinado pró Bloquetes ultrapassou as 1.000 assinaturas. (e os asfaltistas apresentam um abaixo assinado manipulado e antigo em sua defesa...).

    Agora como não me acho muito ingênuo, isso é causa perdida, pois irão colocar ASFALTO mesmo, com ou sem polímeros. E depois vão querer asfaltar até a Maromba (em trecho que não foi feito EIA-Rima) e depois irão asfaltar até a Cachoeira do Escorrega. Depois ficará tudo abandonado, a espera de uma manutenção que nunca acontece. Se fosse colocado bloquetes, a conservação seria mais fácil e mais barata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Rui!

      Mas o asfalto é uma opção permanente do DER-RJ. Não fizeram essa escolha por pressão de comerciantes, pois é uma política incondicionalmente defendida pelo órgão. Tivemos uma experiência na Estrada Paraty-Cunha, na Costa Verde, que atravessa o Parque Nacional da Bocaina, na qual o ICMBio determinou a utilização dos bloquetes e a pavimentação da estrada não saiu até agora porque, dentre outros motivos, o DER continua resistindo à utilização dos bloquetes. Querem asfalto de qualquer jeito...

      Excluir